Coleta de Resíduos de Serviços de Saúde

A Ecourbis Ambiental é especializada em coleta, tratamento e destinação final dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) gerados pelos estabelecimentos de atenção à saúde humana e animal do agrupamento sudeste de São Paulo.

Os resíduos dos serviços de saúde, por apresentarem características de patogenicidade, toxicidade, reatividade, corrosividade e inflamabilidade, são classificados pela ABNT NBR 100004/04 como CLASSE I - PERIGOSOS.

De acordo com a Lei Municipal 13.478/2002 os estabelecimentos de saúde devem realizar e manter atualizado o cadastro na SP Regula, em caso de venda ou fechamento, o responsável deverá solicitar o cancelamento do cadastro.

Os estabelecimentos de saúde são cadastrados de acordo com as quantidades de resíduos gerados:

  • Estabelecimentos que geram até 20 kg de resíduos de serviço de saúde por dia são classificados como pequenos geradores;
  • Estabelecimentos que geram acima de 20 kg de resíduos de saúde por dia são classificados como grandes geradores.

Após o cadastramento, os estabelecimentos são comunicados quanto aos dias da coleta e recebem o código de gerador impresso em etiqueta. Este documento é do estabelecimento, intransferível e não é permitida a cópia.

A etiqueta tem por finalidade o registro da coleta e deve ser mantida em local de fácil acesso para equipe de coleta, a fim de agilizar a fruição da coleta externa.

Em caso de perda ou extravio da etiqueta, o responsável pelo estabelecimento deverá solicitar segunda via à Ecourbis Ambiental.