Coleta Seletiva
Coleta Diferenciada
É a coleta porta a porta de resíduos sólidos domiciliares secos (plásticos, vidros, metais, papel/papelão), não orgânicos, realizada por uma equipe composta por um motorista e dois coletores.
Este serviço é realizado com a utilização de caminhões coletores compactadores, pintados em cor diferente dos caminhões da coleta domiciliar convencional e com frequência e turno diferentes.
Para saber qual a frequência e o horário da coleta diferenciada em seu endereço, clique aqui. Observe o horário de passagem do caminhão e disponibilize seus resíduos no máximo com 2 horas de antecedência.
Todos os materiais coletados são posteriormente levados às centrais de triagem cadastradas pela Prefeitura de São Paulo.
Coleta Seletiva
Ao contrário da coleta diferenciada, na coleta seletiva o munícipe-usuário deposita o material reciclável separado em categorias quatro categorias (plástico, vidro, metal, papel/papelão) em Pontos de Entrega Voluntária (PEV) distribuídos pela cidade ou contêineres instalados em condomínios, escolas e unidades básicas de saúde.
Os “PEVs”, contêineres especiais, são coletados por caminhões tipo munck, veículo equipado com guindaste hidráulico. A equipe é composta por um motorista e um coletor. O material coletado é destinado às centrais de triagem cadastradas pela Prefeitura de São Paulo.
Em ambas coletas não é necessário a separação por tipo de material, basta separar o resíduo em secos e orgânicos.