Destinação
Inaugurada em novembro de 2010, a Central de Tratamento de Resíduos Leste (CTL) é responsável pela disposição dos resíduos sólidos domiciliares do agrupamento Sudeste de São Paulo e recebe cerca de 7.000 toneladas de resíduos por dia.
A partir de setembro de 2015, foram iniciadas as obras de implantação para ampliação da CTL, que consistiu em ocupar o leito de um trecho da antiga Avenida Sapopemba, formando um maciço único com o Aterro Sanitário Sítio São João (ASJ).
A CTL e sua ampliação ocupam uma área total de 171,8 hectares, destinados à implantação do aterro sanitário, faixa de proteção ambiental, restauração de áreas internas remanescentes, estação de queima de biogás, balança, unidades de apoio operacional, acessos e demais instalações de suporte.
O biogás gerado pelo maciço de resíduos da CTL é coletado pela Ecourbis Ambiental através do sistema de captação e encaminhado para Estação de Queima de Biogás (EQB). Parte do biogás é redirecionada para projetos que visam o aproveitamento energético, como a geração de energia elétrica. Apenas o excedente é direcionado para queimadores de alta eficiência. Essas atividades reduzem as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEEs).
O sistema de biogás da Ecourbis Ambiental foi registrado como projeto de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) pelo Comitê Executivo da United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC) em julho de 2012 e iniciou sua operação em abril de 2013.